terça-feira, 26 de abril de 2011

Pensamento do dia


"Sonhos são gratuitos. Transformá-los em realidade tem um preço."

Ennis J. Gibbs


'' Eis que você pode sonhar, mas cabe à você fazer com que ele se torne real. As coisas não vêm prontas diretamente para suas mãos, e esperar com que o tempo  torne real  seus sonhos e seus objetivos não vai  adiantar em nada se você ficar parado e não fazer um esforço se quer.Pois, não há tempo que possa agir por você e tão pouco lhe mostrar o real valor que você tem a não ser você mesmo.'' 
                                   
                                   Priscila Durães 





domingo, 17 de abril de 2011

Mensagem de vida para Realengo-RJ

Guerreiros não são aqueles que nunca caem, mas sim aqueles que sempre se levantam...

Que vocês encontrem todo o apoio necessário para superar esta tragédia.

Crise de 1929 (Grande Depressão)

     No final do século XX, o mundo capitalista conheceu uma grande crise ,a qual teve início no dia 24 de outubro de 1929,a '' quinta feira negra''  onde ocorreu a quebra da bolsa de  Valores Nova York . Este período, teve o nome como crise de 1929 , ou então a  chamada por : A Grande Depressão. A mesma, teve caráter global e afetou toda a economia, todo o conjunto e não apenas um setor.
       Nas vésperas da crise , poucos tinham noção do que estaria por vim,sabiam que a economia capitalista estava se encaminhando para uma catástrofe , porém , não esperavam que ela fosse tão devastadora.

        Muitas empresas foram a falência e o valor das ações caiu assustadoramente de um dia para o outro.O desemprego aumentou em todos os países e a miséria atingiu grande parte da população, afinal, a economia como um todo ficou desorganizada.  

      . Uns dos principais motivos que aceleraram a crise, foi o aumento da produção, (os produtos não acompanhavam a renda dos salários) , a utilização das máquinas que passaram a substituir o homem; e a recuperação dos países europeus devido a Primeira Guerra Mundial.
      Na Europa,os americanos tiraram o dinheiro emprestado para os bancos e empresas e os deixaram a falência
      A América Latina, forneciam produtos agrícolas e matérias - primas aos Estados Unidos, e com a crise os Estados Unidos reduziram  as compras que faziam desses países.Com isso, os Países da América Latina deixaram de investir  ocasionando desemprego e miséria.
       O café, era o principal produto de exportação brasileiro, e os estados Unidos , o principal comprador. Por causa da crise, os Estados Unidos diminuíram a compra do café , ocasionando o aumento dos estoques do produto no Brasil.

                             
        Para reverter a crise,o democrata Franklin Delano Roosevelt (1933-1945), eleito presidente dos Estados Unidos em 1932, adotou  séries de medidas sócio-econômicas para recuperar a economia norte-americana. A nova política econômica ficou conhecida como New Deal.






O New Deal (novo acordo ), era um programa misto implementado nos Estados Unidos entre 1933 e 1937, sob o governo do Presidente Franklin Roosevelt, com o objetivo de recuperar  e reformar a economia norte-americana.O New Deal estabelecia o controle na emissão de valores monetários, o investimento em setores básicos da indústria e a criação de políticas de emprego. Dessa maneira, o governo de Roosevelt buscou uma recuperação econômica, segura e gradual. 
A política do New Deal não alcançou todo o sucesso esperado. Mas conseguiu dar uma controlada no lado mais terrível da crise econômica que gerava fortes conflitos sociais. 

Horto Florestal




Ao início do século XX, a EEAL ( Estação Ecológica água limpa de Cataguases /Mg) era uma grande  plantação de café . Principal atividade econômica da Região naquela época.
Em 12 de setembro de 1916 o govern de Cataguases aproriou- se de uma área de 100 hectares ,conhecida como Fazenda Francisco de Souza.
O Horto de Cataguases foi fundado em 1924 pelo Botânico Dr. Henrique Lahmeyer de Mello Barreto. Após o governo de Cataguases ter doado o terreno ao Estado de Minas Gerais.
Com criação do IEF, em ,em 5 de janeiro  de 1962, as florestas públicas passaram para o seu domínio , sendo por ele administradas, visando sua conservação e exploração técnica.
Como era utilizado para a população como uma área de lazer, o IEF passou a mesma para a prefeitura de Cataguases, virando um grande centro para turismo ecológico.



















                          Praça ou lixo?




Será tão difícil assim temos  praças limpas para nossas crianças brincarem? É tão difícil jogar um lixo na lixeira ao invés de jogar ao lado dela? 
     As praças de Cataguases, estão num estado deplorável ; com muitos lixos, bancos quebrados, lixeiras destruídas... Não que a culpa não seja nossa, porém,  acredito que o governo cataguasense deveria fazer uma campanha mais séria e intensiva. Se em Ouro Preto , não podemos jogar lixo no chão porque somos multados;porque aqui não pode ser igual ?
      Um exemplo disso, é a praça Simão (localizada próxima  a Policlínica). Por ser uma das praças mais novas, ela está muito descuidada. Onde já se viu uma praça sem árvores , com poucas lixeiras e bancos?
       Cataguases, pode e deve ser mais do que apenas uma memória como berço do cinema nacional e como uma cidade exportadora de minério. Deve haver uma conscientização em massa ,e ver se ela entra na cabeçinha da sociedade que acha que é só destruir , e o governo têm o dever de reconstruir.












                                                             

                                      












terça-feira, 5 de abril de 2011

'' Domingo Sangrento ''

Revolução Russa de 1905 foi um movimento espontâneo, anti-governamental, que se espalhou por todo o Império Russo, aparentemente sem liderança, direção, controle ou objetivos muito precisos. Geralmente é considerada como o marco inicial das mudanças sociais que culminaram com a Revolução Russa de 1917.

No domingo do dia 22 de Janeiro de 1905 foi organizada uma manifestação pacífica e em marcha lenta, liderada pelo padre ortodoxo e membro da Okhrana, Gregori Gapone, com destino ao Palácio de Inverno do czar Nicolau II, em São Petersburgo, com o objetivo de entregar uma petição, assinada por cerca de 135 mil trabalhadores, reivindicando direitos ao povo, como reforma agrária, tolerância religiosa, fim da censura e a presença de representantes do povo no governo. Segundo algumas fontes, durante a caminhada, eram cantadas músicas religiosas, e também a canção nacional “Deus Salve o Czar”.

Sergei Alexandrovitch, grão-duque, ordenou à guarda do czar que não permitisse que povo se aproximasse do palácio e que dispersasse a manifestação. Entretanto a massa não recuou. A guarda, então, disparou contra a multidão. A manifestação rapidamente se dispersou, deixando centenas de mortos.

A população indignou-se com a atitude do czar, que, até então, era bem visto por seus súditos. O episódio ficou conhecido como "DOMINGO SANGRENTO" e foi o estopim para o início do movimento revolucionário.

No longo prazo, o "DOMINGO SANGRENTO" se somou a outros fatores que faziam crescer o descontentamento da população para com o regime vigente. O clímax desse processo seria atingido anos depois, durante a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, e resultaria na REVOLUÇÃO RUSSA DE 1917


Site da pesquisa : http://pt.wikipedia.org

O Papel da rádio na divulgação e consolidação do governo de Getúlio Vargas.


Getulio Vargas  foi o político brasileiro com o maior apelo carismático.
       Para um país continental como o Brasil era necessário uma grande estrutura de mídia de massa, Getulio desenvolveu todo uma estrutura ideológica política, através do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) e o início do Cine-Jornal (curtas metragens que abordavam as obras e feitos do presidente), como propaganda política, sedimentando o populismo por todo o território nacional .
      Vargas utilizou-se do lazer como propaganda e controle da população. A verdade, é que o trabalhador quase não tinha momento de lazer e com muito custo conseguiram através de significativas lutas políticas.
      Getulio Vargas utilizou o tempo livre das obrigações sociais, já que seu público alvo era a classe trabalhadora, para a sua propaganda política. O meio de comunicação privilegiado foi o rádio. Vargas preocupa-se diretamente com as classes urbanas, percebendo que estão nelas os apoios políticos necessários para a manutenção do poder. Então o rádio que passou a fornecer informações oficiais à imprensa, além de ter a responsabilidade da produção e edição do programa "A Hora do Brasil", foi o grande veículo de Getulio.
           "O rádio foi um veiculo de importância significativa no empenho para a popularização do regime, pois fazia chegar às zonas rurais, não incorporadas pela política populista, o projeto de legitimação do Estado Novo. O rádio foi imprescindível como meio de integração e uniformização política e cultural, contribuindo para minimizar as diferenças regionais, de acordo com o projeto nacionalizador estadonovista. Em seu discurso Vargas anunciou o propósito de instalar em todo interior do país receptores providos de alto-falantes em praças, logradouros públicos e vias de movimento. Este projeto foi levado a efeito, contribuindo para disseminar modelos culturais urbanos na zona rural e constituindo importante meio de transmissão da mensagem da comunicação populista." (GOULART, 1990, p. 19-20).